Lei de Responsabilidade Fiscal

[Extraído de agenciawr.com.br]
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estados e municípios) brasileiro.
As restrições orçamentárias visam preservar a situação fiscal dos entes federativos, de acordo com seus balanços anuais, com o objetivo de garantir a saúde financeira de estados e municípios, a aplicação de recursos nas esferas adequadas e uma boa herança administrativa para os futuros gestores.
Entre seus itens está previsto que cada aumento de gasto precisa vir de uma fonte de financiamento correlata e os gestores precisam respeitar questões relativas ao fim de cada mandato, não excedendo o limite permitido e entregando contas saudáveis para seus sucessores. [Extraído de tesouro.fazenda.gov.br]

Para saber mais sobre a LRF, acesse a Cartilha Informativa do Ministério da Fazenda:
Entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal

Legislação:
“Art. 1° Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
§ 1° A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.”
[Lei Complementar 101/00]
Para visualizar a Lei na íntegra, acesse o Link:


O RREO e o RGF:
A Lei de Responsabilidade Fiscal disciplina em seu Capítulo IX - Da Transparência, Controle e Fiscalização - que deverá ser dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, entre outros, do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF). [Extraído de cascavel.pr.gov.br]

Para saber mais sobre o RREO e o RGF, acesse o Link:

Fontes Informativas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário