Painel Financeiro Municipal - Despesa Nominal


Principais Despesas do município  de 2006 à 2012.
Notas Explicativas
Despesa por Função: é um modo de abordar as despesas do município que destaca os gastos com relação ao Programa, ou seja, quanto se gasta em uma função da Prefeitura.
 Educação
Nesta classificação de despesa, encontram-se agrupados os valores para o custeio das escolas de todos os graus de ensino: Educação Infantil (creches); Ensino Fundamental, Ensino Médio e valores relacionados ao Ensino Superior (visto que não há campus de nenhuma Universidade Pública no Município).
Grande parte do financiamento da Educação Básica provém da União e do Ensino Médio provém do Estado, cabendo ao município o custeio da Educação Infantil (creches).
Para maior detalhe, acesse:
Demonstrativo de Despesas com Educação
 Saúde
Aqui se encontram os gastos com o SUS ( Sistema Único de Saúde ) financiado pelo Governo Federal e administrado pelos municípios através de Receita Vinculada, ou seja, aquela receita que só pode ser gasta para um propósito, neste caso, a saúde.
Para maior detalhe, acesse:
Demonstrativos de Despesas com Saúde

Despesa por Elementos: é outro modo de abordar a despesa a partir de um agrupamento de receitas de mesmo gênero. Ao exemplo, temos agrupados em "Pessoal" todos os funcionários onerados pelo Município. 
Pessoal
Neste grupo estão inclusos todos os funcionários que atuam pelo Município, desde funcionários concursados ao eleitos, como o Prefeito e os Vereadores.
 Obras
Despesas com estudos e projetos; serviços de gerenciamento de obras; início, prosseguimento e conclusão de obras; pagamento de pessoal temporário não pertencente ao quadro da entidade e necessário à realização das mesmas; pagamento de obras contratadas; desapropriação de imóveis necessários à realização da obra; instalações que sejam incorporáveis ou inerentes ao imóvel, tais como: elevadores, aparelhagem para ar condicionado central etc. [Extraído de fazenda.sp.gov.br]
Equipamentos
Despesas orçamentárias com aquisição de aeronaves; aparelhos de medição; aparelhos e equipamentos de comunicação; equipamentos para informática; aparelhos, equipamentos, mobiliários e utensílios médico, odontológico, laboratorial e hospitalar; instrumentos cirúrgicos; aparelhos e equipamentos para esporte, ginástica e diversão; aparelhos e utensílios domésticos, fogões, geladeiras, frizer; baixelas, aparelhos de jantar; prataria, baterias e jogos de cristal; armamentos; coleções e materiais para acervo de bibliotecas de propósito específico (exceto livros e materiais didáticos e paradidáticos para Bibliotecas Públicas, conforme estabelecido no artigo 18 da Lei Federal nº 10.753, de 30 de outubro de 2003), discotecas e filmotecas; embarcações; equipamentos de manobra e patrulhamento; equipamentos de proteção, segurança, socorro e sobrevivência; instrumentos musicais e artísticos; máquinas, aparelhos e equipamentos de uso industrial; máquinas, aparelhos e equipamentos gráficos e equipamentos diversos; máquinas, aparelhos e utensílios de escritório; máquinas, ferramentas de grande porte, ferramentas acionadas por força motriz e jogos de ferramentas; máquinas, tratores e equipamentos agrícolas, rodoviários e de movimentação de carga; aeronaves; mobiliário em geral; obras de arte e peças para museu; semoventes; veículos diversos; veículos ferroviários; veículos rodoviários; animais vivos não criados para alimentação; e outros materiais permanentes. [Extraído de fazenda.sp.gov.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário